domingo, 9 de agosto de 2009

Definição e Selecção de Competências - OCDE

À semelhança da UNESCO, a OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, reuniu experts das mais diversas áreas dos seus países membros para definir um quadro conceptual de competências com o objectivo de propor uma orientação educacional que melhor prepare as pessoas para se adaptarem a um mundo caracterizado pela mudança, complexidade e interdependência, e para uma aprendizagem ao longo da vida.

O quadro Conceptual chama-se Definition and Selection of Competences Project (DeSeCo) - Projecto de Definição e Selecção de Competências. Podemos ler no relatório do projecto que as competências-chave foram definidas a partir da identificação dos “desafios universais da economia e da cultura globais, assim como de valores comuns”.

São portanto três as categorias de competências identificadas pelo projecto DeSeCo: utilizar ferramentas interactivamente (Use Tools Interactively); interagir em grupos heterogéneos (Interact in Heterogeneous Groups) e actuar autonomamente (Act Autonomously).

O projecto justifica a primeira categoria como a necessidade dos indivíduos utilizarem ferramentas para interagirem efectivamente com o ambiente físico, como informações tecnológicas, e cultural, como a utilização da linguagem. Considera importante o indivíduo compreender essas ferramentas para poder adaptá-las aos seus propósitos. A justificação apontada para a segunda categoria, actuar em grupos heterogéneos, refere a necessidade dos indivíduos serem capazes de se relacionarem uns com os outros, já que vão contactar com pessoas das mais variadas culturas. A terceira categoria refere-se à necessidade dos indivíduos serem autónomos e responsáveis para dirigirem as suas próprias vidas.

O Projecto considera o processo de reflexão como o “coração” dessas competências-chave. A reflectividade é entendida aqui não apenas como a forma como as pessoas pensam, mas também acerca de como constroem experiências, incluindo pensamentos, sentimentos e relações sociais.

2 comentários:

  1. Ola Humberto, o que acha desta definicao da OCDE. Conheco o documento. Mas me interessou saber como esta questao das copetencias ee trabalhada em Cabo Verde

    ResponderEliminar
  2. Ola Flavia. Estou fora do pais e neste momento numa livraria. para dizer que responderei este comentario mais tarde.

    ResponderEliminar